top of page

ESTAMOS DE VOLTA!

O mesmo evento, um novo formato!

COMUNICADO

Por precaução e seguindo as orientações dos comunicados da OMS, instituições de ensino e MEC, estamos adiando o XV ENEPEA.

 

Assim que possível, novas informações, incluindo novas datas.


Esperamos contar com a compreensão de todos.

Prazos de envio de banners, concurso, inscrições e outras datas estão suspensas temporariamente.

Após definição do novo calendário informaremos os novos prazos e datas. 

ATENÇÃO

APRESENTAÇÃO

Apresentação

O ENEPEA tem um importante papel, contribuindo para reunir professores e pesquisadores de todo o país para debater seus métodos, suas referências, tanto teórico quanto práticas, trocar experiências e conhecimentos, evitando a perda de conteúdo, de especificidades e de espaços. As quatorze edições do ENEPEA vêm colaborando com as reflexões na área e a ação, sejam elas no ensino, na pesquisa, na extensão e na prática profissional, aprimorando a formação na área do paisagismo, ampliando e aprofundando possibilidades metodológicas e de fundamentação teórico-crítica, buscando lacunas que possam existir nas diretrizes curriculares do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e nos Projetos Pedagógicos dos cursos em Arquitetura e Urbanismo do país, que crescem em número a cada ano, reforçando a importância do paisagismo na formação do arquiteto e urbanista e valorizando o objeto central de atuação da arquitetura paisagística, ou seja, os espaços livres de edificação ou de urbanização.

O XV ENEPEA, com o tema “RUPTURAS OU CONTINUIDADES?”, vêm com o objetivo de dar prosseguimento a todas essas discussões, buscando identificar as atuais contradições e perdas, mas também as permanências e aquilo que resiste. Quais foram os sucessos e os fracassos até o momento na manutenção da qualidade no ensino e na prática da arquitetura paisagística no país? Quais foram os recuos, as perdas e quais as atualizações na área que se fazem necessárias neste momento?

Nesse sentido, o professor Silvio Soares Macedo, criador e coordenador da maior Rede Nacional de Pesquisas em paisagismo no Brasil, o Quapá-SEL, faz um chamado, junto a esta comissão organizadora, para a construção deste ENEPEA:

Venha construir conosco o próximo ENEPEA...

2020 – O Brasil é um país urbano que produz centenas de projetos paisagísticos em diversos lugares distintos em contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais diferentes. Há ações de projetos, em todas as escalas e portes, desde áreas residenciais populares até parques regionais e urbanos, waterfronts, espaços livres privados em tecidos verticalizados ou em espaços corporativos etc.

Há cada vez mais arquitetos trabalhando em arquitetura paisagística. Em paralelo, tem-se a decisão institucional do MEC, desde 1994, em que o ensino do paisagismo em escolas de arquitetura e urbanismo é obrigatório.

Nesse contexto, observamos que houve grande evolução nas nossas práticas de ensino, pesquisa ou projeto desde os anos 1990, tempos dos primeiros ENEPEAs, no Rio de Janeiro, em 1994, e em São Paulo, em 1995, e em mais 12 ENEPEAs que foram organizados em todo o país.

Nesses mais de 20 anos, tivemos perdas e ganhos, incluindo nesses a realização de muitos estudos e pesquisas, a formação de novos docentes e pesquisadores, a criação de revistas especializadas, mas ainda sentimos a falta de conversarmos mais sobre nossas aulas e sobre o que fazemos em salas de aula e ateliês de projeto.

Queremos abrir a “caixa preta” de nossas disciplinas e colocar para debate e discussão:

- Para quem são os conteúdos e métodos utilizados em aula?

- Como consolidar as disciplinas de paisagismo no contexto de centenas de cursos de Arquitetura e Urbanismo?

Venham conversar conosco, muitos de nós desde os primeiros ENEPEAs no Rio de Janeiro e em São Paulo, e compartilhar suas experiências, dúvidas, sugestões, ideias.

Queremos entender e debater sobre:

- Quais são as referências teóricas, projetuais e bibliográficas em pauta?

- Quais as ações paisagísticas inovadoras das correntes contemporâneas brasileiras?

Queremos consolidar conceitos, objetivos e objetos de ensino de modo a formarmos profissionais capazes de qualificar paisagisticamente os espaços livres, públicos e privados, de nosso país, de 2020 em diante...

Esse chamado nos coloca a pensar na construção de um evento participativo, que contribua para uma troca efetiva entre todos nós, organizadores e participantes. Por isso reforçamos o convite do professor Silvio para que nos auxiliem na construção desse evento.

A edição de 2020 pretende, seguindo o que ocorreu na edição anterior, em Santa Maria/RS, levar visibilidade a regiões mais interioranas, neste caso o Norte Fluminense, localizando-se em uma cidade de médio porte, que é um importante polo regional: Campos dos Goytacazes. É a primeira vez que um Instituto Federal sedia um evento como este, o que colabora na valorização dessas instituições tão importantes no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da inovação no Brasil.

Pré-evento

PRÉ-EVENTO

Quapá.jpg

Em seus dois dias de duração, o colóquio tem como procedimento básico o debate de pontos estruturais das pesquisas em andamento, com temáticas propostas pela coordenação geral da pesquisa em andamento. Há a apresentação de palestras e chamada de trabalhos sobre as temáticas em pauta, que são avaliados por comissão científica e, se aprovados, são apresentados e debatidos no evento. A atividade de maior duração no evento é a discussão em Grupos de Trabalho (GTs) das temáticas propostas, que são objeto de síntese ao final.

Quapá_01A.png

O Colóquio QUAPÁ-SEL é evento científico aberto, de caráter anual, iniciado em 2006, organizado pela Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL, que tem como objetivo a discussão e o trabalho coletivo de pesquisadores da rede sobre a temática sistema de espaços livres e a cidade brasileira. É um momento de trabalho onde se apresentam e se debatem resultados de pesquisa visando ampliar o conhecimento da realidade urbana brasileira com ênfase em seus sistemas de espaços livres – públicos e privados – e se discutem tópicos fundamentais sobre o assunto, com o objetivo de construir coletivamente bases conceituais e metodológicas que contribuam para o avanço da pesquisa temática da Rede Nacional QUAPÁ-SEL. 

PALESTRANTES

Palestrantes

PROGRAMAÇÃO 

horários-V2.png
Programação
Inscrições

INSCRIÇÕES

OBSERVAÇÃO: A inscrição para o evento ENEPEA 2020 não garante a inscrição no Colóquio do QUAPÁ.

ATENÇÃO!

Para participantes pagantes, deve ser realizado o deposito identificado ou

transferência bancária para a seguinte conta, referente aos valores acima.

 

Banco Sicoob (756),

Ag 4222, C/C 12.766-3

em nome da Fundação PRÓ-IFF

CNPJ: 04.016.579/0001-31

O comprovante de depósito/transferência deverá ser anexado no formulário de inscrição

NOVIDADE!

A partir de 5 pessoas – 5% de desconto.

A partir de 10 pessoas – 10% de desconto.

Para mais informações entrem em contato conosco por e-mail!

Chamada de Trabalhos

CHAMADA DE TRABALHOS

ATENÇÃO: Os artigos revisados devem ser enviados para o e-mail: enepea2020.artigos@gmail.com

CRONOGRAMA

14/08/2019 – Lançamento da chamada de trabalhos.

10/11/2019 – Último dia para submissão de artigos para comunicação.

16/12/2019 – Divulgação preliminar dos trabalhos selecionados.

07/02/2020 – Prazo final para inscrição e pagamento da taxa de inscrição dos participantes com artigos a serem publicados.

31/03/2020  – Abertura do XV ENEPEA.

LINHAS TEMÁTICAS

Processo e método de ensino.

O que estamos ensinando?

Esta linha ficará mais focada no ensino, propriamente. Busca discutir: o papel do paisagismo na formação do arquiteto e urbanista; a relação entre ensino, pesquisa e extensão; abordagens multidisciplinares no ensino de paisagismo; novas tecnologias; conteúdos e referências teóricas utilizadas.
 

Estratégias e processos projetuais.

Como estamos atuando?

Esta linha será direcionada à prática, buscando discutir métodos aplicados a ação projetual; inserção no mercado; papel das instituições e associações da área; o reflexo na prática profissional das formas de ensino.

Planos, políticas e projetos. Estamos avançando?

Reflexão crítica sobre o que tem sido produzido no Brasil, buscando compreender avanços e resistências e se estamos integrados ou isolados das políticas públicas; quais referências internacionais deveríamos estudar; qual é o papel do sistema de espaços livres (SEL) no planejamento da cidade; quais são as políticas no campo da paisagem; maior aderência às questões ambientais, patrimonial e na participação dos grupos sociais envolvidos.

OBSERVAÇÕES

  • Para que os artigos sejam publicados nos Anais do XV ENEPEA, pelo menos um dos autores dos trabalhos selecionados deve realizar o pagamento da inscrição até o dia 07/02/2020, conforme informações na aba inscrições.

  • Para maiores informações, entrar em contato com a Comissão Organizadora do XV ENEPEA através do e-mail enepea2020.artigos@gmail.com

LISTA FINAL DE TRABALHOS APROVADOS - APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO 

OBSERVAÇÕES

  • Os trabalhos apresentados devem seguir o padrão do template fornecido pela comissão organizadora, que se encontram disponíveis para download nos botões abaixo.

  • As apresentações em Banner devem ser enviadas para o e-mail enepea2020.artigos@gmail.com até o dia: 17/03/2020

  • Para maiores informações, entrar em contato com a Comissão Organizadora do XV ENEPEA através do e-mail enepea2020.artigos@gmail.com

Chamada de Minicusos e Oficinas

CHAMADA DE MINICURSOS E OFICINAS

Está aberta a chamada de minicursos e oficinas! As propostas serão avaliadas a partir dos seguintes critérios:

1) Adequação da proposta nas linhas temáticas do evento;

2) Profundidade / detalhamento na apresentação da proposta;

3) Caráter inovador da proposta;

4) Expressão clara das bases conceituais adotadas e legibilidade da proposta.

5) Viabilidade de execução da proposta no que diz respeito ao custo e tempo disponíveis para tal atividade.

CRONOGRAMA

25/09/2019 – Lançamento da chamada de minicursos e oficinas.

24/11/2019 – Último dia para inscrição dos minicursos ou oficinas.

09/12/2019 – Divulgação preliminar dos minicursos e oficinas selecionados.

07/02/2020 – Prazo final para inscrição e pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um  dos ministrantes.

31/03/2020  – Abertura do XV ENEPEA.

PARA PARTICIPAR, PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO ATÉ O PRAZO ESTABELECIDO!

MAIS INFORMAÇÕES NO REGULAMENTO!

 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR!!!

ATENÇÃO!

O investimento de quem desejar participar das oficinas é de R$50,00

Cada participante poderá participar de DUAS oficinas e deverá mandar um e-mail (enepea2020@gmail.com) para reserva de vaga com os seguintes dados:

NOME

CPF

INDICAÇÃO DA OFICINA DESEJADA

No caso da existência da vaga, a pessoa terá até 48h para a realização do pagamento.

           

PROGRAMAÇÃO

Chamada de Concurso de Paisagismo

CHAMADA DE CONCURSO DE PAISAGISMO

SOBRE O CONCURSO

O Concurso de Projeto de Paisagismo tem por objeto a apresentação de propostas paisagísticas para uma área delimitada da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, que estejam inseridas dentro da proposta temática “Rupturas ou Continuidades” do XV ENEPEA, ampliando assim as discussões que serão realizadas no evento realizadas e possibilitando uma oportunidade de relação direta com a cidade por meio de intervenções paisagísticas.

 

​O concurso é dirigido a estudantes e professores de Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo, com atividade no Brasil e reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

 

Para participar do Concurso de Projeto de Paisagismo, as equipes deverão inscrever-se através de formulário com link abaixo disponibilizado e enviar por meio do mesmo os seguintes documentos:

 

  • Projeto em formato especificado pelo Edital;

  • Comprovante de matrícula dos estudantes em Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo, que demonstre o vínculo dos mesmos com instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;

  • Comprovante de título de Arquiteto e Urbanista ou Paisagista dos professores (cópia de diploma dos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo ou da carteirinha do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU);

  • Comprovante de atuação docente dos professores em Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo, que demonstre o vínculo dos mesmos com instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;

  • Comprovante de pagamento do valor da taxa de inscrição da equipe no Concurso.

CRONOGRAMA

28/12/2019 - Lançamento do Concurso.

17/03/2020 - Último dia para submissões e inscrição da equipe no Concurso.

30/03/2020 - Abertura do XV ENEPEA

03/04/2020 - Divulgação dos vencedores do Concurso no evento do XV ENEPEA

Passeios e Visitas Técnicas

PASSEIOS E VISITAS TÉCNICAS

VISITA AO MORRO DO ITAOCA

DATA: 04/04/2020
HORÁRIO: 8h às 11h


Passeio de visita e prática de caminhada e corrida no Morro do Itaóca, com café da manhã no alto do morro. Profissionais de Educação Física da Stark Work Out, studio de treinamento multifuncional, estarão acompanhando e dando todo suporte aos participantes.

6253f5c7-1f36-4df6-861f-e3b3eaa637ad.jfi
0d0ecd96-a698-49bf-a6a0-836b206ee5d1.jfi
a34091d4-a5f9-4cff-b1d4-89a529bcb950.jfi
cacebd7f-a705-431f-9023-c25d42f6afaa.jfi

CIRCUITO NOTURNO NA ÁREA CENTRAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: O QUE NOS REVELA (OU NÃO) A CIDADE À NOITE

DATA: 02/04/2020

HORÁRIO: 18h30min

A visita técnica às lagoas será orientada pela Teresa de Jesus Peixoto Faria, arquiteta e urbanista, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Centro de Ciências do Homem (CCH), Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA).

A atividade tem por objetivo identificar e debater as representações formuladas sobre o centro da cidade à noite: lugar abandonado, vazio, inseguro, que provoca medo. Mas o que noite urbana tem a nos revelar? Caminhando em grupo, nos sentimos mais seguros, assim podemos observar e discutir os usos e desusos do espaço urbano no período noturno que corroboram com tais representações ou aportam novas representações.

Se a cidade é o centro das ambições de alguns grupos sociais, sobretudo os que visam às atividades econômicas durante o dia, à noite a cidade continua sendo igualmente disputada e usada por outros grupos sociais que trabalham, circulam, se divertem, caminham. Na verdade, as cidades não param e a noite tem muito a dizer ao dia! A vida noturna também merece a atenção do poder público, dos planejadores urbanos e pesquisadores.

LAGOAS DE CIMA E LIMPA: DUAS AMOSTRAS DA NATUREZA EM CAMPOS

 

DATA: 04/04/2020

HORÁRIO: 7h30min às 12h

A visita técnica às lagoas será orientada pelo ecohistoriador Prof. Dr. Aristisdes Arthur Soffiati.
 

O roteiro contemplará as lagoas de Cima e Limpa pelas seguintes razões:


- A Lagoa de Cima situa-se na zona serrana baixa da região norte fluminense, ao pé da Serra do Mar, conhecida na região pelo nome de Imbé. Trata-se de uma lagoa muito antiga, originalmente envolvida pela Mata Atlântica úmida e densa. Alimentada pelo Imbé, seu principal contribuinte, ela escoa para a lagoa Feia pelo rio Ururaí. Ao todo, os três corpos hídricos formam um só sistema. A colonização dele em moldes europeus removeu a cobertura florestal e eliminou as principais espécies animais nativas. A agropecuária avançou progressivamente na área coberta por florestas. Desde o século XIX, as áreas urbanas se adensam, com estradas e ruas pavimentadas. A lagoa é muito usada para esportes náuticos e para turismo, sendo muito conhecida com um lago semelhante aos suíços.


- A Lagoa Limpa está embutida numa depressão de tabuleiros, formação geológica mais nova que a zona serrana. Os tabuleiros são formados por argila e concreções ferruginosas. O terreno é ondulado, criando várzeas e áreas alagadas e alagáveis. De todas, a lagoa Limpa foi a que mais se conservou diante do desmatamento e do avanço da agropecuária. A vegetação nativa original é formada pela Mata Atlântica estacional, caracterizada pela perda parcial de folhas na estação seca. Ela se liga ao rio Muriaé pelo canal do Cavalo Baio, e ainda não foi descoberta pelo turismo.

8163b343-fd05-4695-af2f-388ece630b99.jfi
unnamed (1).jpg
photos.jfif
Comitê Científico

COMITÊ CIENTÍFICO

Alessandro Filla Rosaneli (UFPR)

Alex Assunção Lamounier (UFRJ)

Alina Gonçalves Santiago (UFSC)

Aline Couto da Costa (IFF)

Ana Paula Rabello Lyra (UVV)

Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro (UFPE)

Antenora Maria da Mata Siqueira (UFF-Niterói)

Denise de Alcantara Pereira (UFRRJ)

Eneida Maria Souza Mendonça (UFES)

Eugênio Fernandes Queiroga (USP)

Fábio Mariz Gonçalves (USP)

Francine Mariliz Gramacho Sakata (USP)

Glauco de Paula Cocozza (UFU)

Heitor de Andrade Silva (UFCG)

Homero Marconi Penteado (UFES)

Jonathas Magalhães Pereira da Silva (PUC Campinas)

Lucia Maria Sá Antunes Costa (UFRJ)

Luciana Bongiovanni Martins Schenk (IAU-USP São Carlos)

Lucimara Albieri de Oliveira (UFTO)

Luis Guilherme Aita Pippi (UFSM)

Mario Marcio Queiroz (ISECENSA)

Rita de Cássia Martins Montezuma (UFF-Campos)

Rogerio Goldfeld Cardeman (UFRJ / UVA)

Silvio Soares Macedo (USP)

Stael de Alvarenga Pereira Costa (UFMG)

Valdir Júnior dos Santos (UCAM)

Vera Regina Tângari (UFRJ)

Veronica Garcia Donoso (UFSM)

Wilson Ribeiro dos Santos Junior (PUC Campinas)

INFORMAÇÕES

DÚVIDAS SOBRE O COMO CHEGAR?

        Rodoviária Shopping Estrada
1. Autoviação 1001 - Vindo do Rio de Janeiro
2. Autoviação 1001, Caiçara - Vindo de São Paulo
3. Águia Branca - Vindo de Vitória

        Aeroporto Bartholomeu Lisandro

1. Azul linhas Aéreas

DÚVIDAS SOBRE ONDE SE HOSPEDAR?

O Hotel Transamerica, apoiador cultural do XV ENEPEA, está oferecendo preços especiais para os participantes do evento! Basta informar, no ato da reserva, que é participante do evento.

 

          Contato:

          55 22 32343300 | reservas.campos@transamerica.com.br

          Valores:

          R$170,00 - quarto individual.

          R$190,00 - quarto duplo.

          R$220,00 - quarto triplo.

          R$250,00 - quarto quadruplo (2 camas de solteiro e 1 cama de casal).

          Sobre todos os valores tm + 5% de taxa. 

LOGO MARCA.png

FALE CONOSCO

  • Facebook
  • Instagram
Informações

COMISSÃO ORGANIZADORA

Danielly Cozer Aliprandi

Coordenadora

 

Ana Paula Pereira de Campos Lettieri
Antonio Leandro Crespo de Godoy 
Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Fagner das Neves de Oliveira 

DELEGADOS

Amanda de Oliveira Cunha
Alexandre Machado Santana
Betânia Vieira da Silva Domingos
Caroline Fernandes Cabral
Daiane Marins da Silva
Elisa Araujo Crispim
Felipe Nogueira de Oliveira
Giovana Cabral de Castro
Lara Machado Ruiz
Layra Ribeiro Azeredo
Maria Carolina Alves Medeiros
Maria Cecília Teixeira Mello
Maria Clara de Freitas Moura Alvarenga
Monique Mota Pessanha
Núbia Santanna Vieira 
Rayssa Alves Rodrigues

Comissão Organizadora
bottom of page